Acessórios para natação: você precisa deles!

acessórios para natação

Vamos falar agora sobre seus companheiros a cada braçada, indispensáveis a cada novo treino, inseparáveis em cada mergulho na piscina. É uma certeza: não dá para começar a praticar esportes aquáticos sem eles: os acessórios para natação adequados!

Apesar de serem diferentes de acordo com o seu nível de treino, mesmo os iniciantes precisam desses equipamentos para cair na água. Então, é preciso ficar de olho nas características de cada um deles e também nas especificações dos fabricantes, para que haja uma combinação entre o seu objetivo (competir ou nadar apenas como lazer, por exemplo) e os benefícios que o produto oferece.

Não fica difícil perceber que é importantíssimo escolher os melhores acessórios para natação já de cara, né? Para dar uma mãozinha nessa escolha de tudo aquilo que deve estar no seu kit de natação e ainda, ajudar a entender um pouco mais sobre cada equipamento, nós preparamos este material campeão!

Para dar uma mãozinha nessa escolha de tudo aquilo que deve estar no seu kit de natação e ainda, ajudar a entender um pouco mais sobre cada equipamento, nós preparamos este material campeão!

Está tudo bem divididinho, viu? É só ir acompanhando o texto e curtindo um pouco mais desse mundo da natação com a gente. Partiu!

Acessórios para natação básicos

treino natação na borda

A partir de agora, você vai encontrar uma lista de acessórios para natação básicos, necessários e exigidos na maioria das aulas e atividades. No mercado existem vários modelos de cada um deles, que ajustam para iniciantes, praticantes e profissionais. As diferenças estão em vários componentes e tecnologias que facilitam a aprendizagem.

Vamos, então, conhecer um pouco de cada um deles!

  • Óculos de natação: não dá para ficar sem eles! Se o nadador tiver alguma dificuldade em enxergar dentro d’água, vai ter sua prática comprometida. Os principais benefícios dos óculos de natação são a proteção dos olhos – tanto do cloro quanto da luminosidade; a visibilidade preservada; e no caso dos equipamentos profissionais, até uma melhora no arrasto. É preciso estudar cada um dos produtos para saber como escolher os melhores óculos de natação.
  • Trajes de natação: para os homens, são mais usadas as sungas e bermudas. Já para as mulheres, maiôs, macaquinhos e sunquinis são os comuns. Na hora da escolha da roupa de natação, é importante ver qual dá mais segurança para o praticante. Aquela sunga ou biquíni que você usa em atividades de lazer, como se divertir na piscina ou na praia, pode não ser a melhor escolha para o esporte.
    touca medinas
  • Touca de natação: fundamentais para evitar que o cabelo caia sobre o rosto e atrapalhe durante o desenvolvimento dos movimentos. Fora isso, tem a questão da higiene: usar touca é uma obrigatoriedade em muitos clubes e academias. Isso é para impedir que os cabelos que se soltam da cabeça durante os treinos e acabem espalhados pela água das piscinas. Resumindo: ela ajuda você e também os colegas que vão nadar depois!
  • Pranchas de natação: elas são equipamentos que precisam ser escolhidos de acordo com a idade dos alunos. As pranchas aparecem, principalmente, na lista de acessórios para natação infantil – inclusive, auxiliam bastante no aprendizado de movimentos e no fortalecimento das pernas. Mas é preciso escolher o tamanho adequado para cada idade. Também podem ser usadas como flutuadores (mas alguns professores pedem um equipamento específico para isso).
  • Toalha para natação: pode parecer óbvio, mas não custa lembrar! Você precisa de uma boa toalha, seja ela das mais simples ou dos modelos tecnológicos. Algumas têm tecido super absorvente, com secagem rápida e são ideais para atividades aquáticas, sem fazer volume na bolsa ou mochila.

 

 

Acessórios para natação de aperfeiçoamento e complementares

palmar medinas

Quem possui uma certa experiência nas piscinas, provavelmente já é adepto de muitos dos acessórios que citamos até agora. Para esse público, começa então a busca por equipamentos que colaborem na melhora do trabalho dentro d’água.

Por isso, também separamos alguns acessório de natação para aperfeiçoamento. Com eles, você poderá conseguir corrigir deficiências, caprichar em alguma técnica mais elaborada ou reforçar o trabalho muscular. Olha só!

  • Nadadeiras para natação: também são chamadas de “pés de pato”. Quem usa uma nadadeira durante os treinos acaba “aumentando” as dimensões do pé. Isso influencia diretamente na força utilizada durante a execução das pernadas. Ao mesmo tempo, permite mais propulsão. As nadadeiras ainda podem trazer mais flexibilidade e garantir o alinhamento do nadador na água. Geralmente, começam a ser utilizadas em treinos mais complexos. É bom sempre ficar de olho no tamanho adequado para o seu pé, como você pode conferir no vídeo acima. Caso contrário, pode haver desconforto.
  • Palmares de natação: este são equipamentos que levam a um benefício semelhante aos pés de pato, só que aos membros superiores. Os braços são mais exigidos quando os palmares são utilizados, já que a dimensão das mãos “crescem”. Por isso, o indicado é inserir este acessório só depois que o nadador já estiver acostumado com os treinos que faz no dia a dia. São indicados para trabalhos de resistência.
  • Snorkel: em alguns treinos de natação, o snorkel – um tubo que está ligado a uma máscara – é usado para criar uma estabilidade à respiração. Isso acontece porque ele elimina a necessidade daquela virada para conseguir “puxar o ar” – bem tradicional no nado crawl. É usado por nadadores de elite, inclusive.

Unidos, esses equipamentos acima levam a uma diminuição no tempo do nadador nas provas, e garantem maior eficiência nas competições. Mas é claro: os resultados positivos aparecem sempre se o uso for supervisionado por um profissional!

Também existem alguns acessório de natação complementares. Os protetores de ouvido, por exemplo, ajuda a prevenir infecções e os protetores nasais, podem ajudar nadadores com problemas respiratórios.

Como conservar os acessórios para natação

mergulhando na piscina

Não basta ter os equipamentos de natação, é fundamental também conhecer como conservá-los! Se eles ficarem guardados da maneira inadequada, podem ter a vida útil reduzida.

O que isso significa na prática? Significa que em menos tempo, você vai ter que desembolsar mais dinheiro para comprar um produto novo – já que o antigo foi prejudicado por causa da falta de cuidados básicos.

Trajes de natação, por exemplo, devem ser lavados em água corrente, sem a utilização de produtos como alvejante. Outra recomendação é nunca deixar a roupa molhada em sacolas plásticas. É preciso, ainda, retirar o excesso de água e deixá-la em um compartimento arejado. Existem modelos especiais de sacolas para nadadores, que são todas furadinhas e permitem a evaporação da água.
kit natação iniciante

Em relação aos equipamentos como os óculos de natação e as toucas, é interessante ler e seguir as indicações do fabricante para que o desgaste seja evitado.

Apesar disso, existem algumas dicas gerais, como lavar os óculos com água fria sempre após o nado e colocá-lo para secar em lugares sem incidência do sol; e sobre a touca, o principal macete é secá-la bem e colocar um pouco de talco após as aulas.

Não pode faltar na sua mochila! mochila swim

Ainda existem muitos outros produtos que podem fazer parte dos seus materiais esportivos, mas esses são considerados melhores acessórios para natação, e também os mais usados. Com eles, seu trabalho em vários tipos de nado vai ficar mais completo e seu corpo vai conseguir resultados mais interessantes.

Se ficou alguma dúvida, é só navegar pelas Dicas de Balcão da Medinas ou ainda, mandar uma mensagem ou e-mail para a gente. Assim que a gente receber, nossa equipe já vai olhar com carinho e responder!

Aproveite e cadastre seu e-mail para receber promoções exclusivas; descontos especiais para acessórios para natação e muitos outros produtos; e ainda conteúdos especiais que podem melhorar sua performance nas piscinas! A gente continua se encontrando por aqui! Bora nadar!

ver mais acessórios de natação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *