Nadadeira para natação: saiba porque elas vão ajudar você

Se você acha que as nadadeiras são coisa só de mergulhador, está enganado! Pode começar a vê-las como aliadas na hora de melhorar a prática dentro das piscinas! As nadadeiras para natação, ou pés de pato, podem não estar presentes nos primeiros treinos, mas com a evolução do nadador, elas passam a ser utilizadas. Isso porque este equipamento beneficia braços, pernas, postura, condicionamento físico… E muito mais!

Nesse texto, você vai conhecer um pouco mais sobre como os famosos pés de pato funcionam e no que eles vão te ajudar daqui para frente! Acompanhe com a gente e escolha a melhor nadadeira para natação!

O que são e como funcionam as nadadeiras para natação?

As nadadeiras para natação em piscina (que alguns também chamam de pé de pato) são equipamentos que fazem aumentar a superfície que se movimenta na água. Quando calçadas, as dimensões dos pés aumentam e isso gera efeito na água.

É uma junção de força e técnica. A gente te explica: com uma área maior, mais volume de água é empurrado durante o nado. Com isso, a propulsão que o atleta tem para se locomover aumenta. Isso exige mais força durante as pernadas, mas menos repetições. Estudos internacionais constataram uma redução de mais de 40% no número de pernadas para atravessar um mesmo trecho, usando este equipamento no estilo crawl.

Isso tudo faz com que haja um aprimoramento do movimento das pernas, garantindo além da propulsão, a sustentação, a estabilidade e o equilíbrio dentro d’água.

Depois de testes científicos, foi constatado: quanto maior for o pé de pato para natação, o nadador consegue melhor desempenho usando menos energia. Só cuidado para não ir atrás de uma nadadeira muuuuito grande: elas são voltadas para mergulho.

Benefícios das nadadeiras para natação

Além das melhorias que a gente citou, as nadadeiras também auxiliam em mais fundamentos da natação, segundo especialistas. Até mesmo a braçada acaba sendo aperfeiçoada!

Nós fizemos uma listinha de mais benefícios dos pés de pato para natação:

  • Fortalece todos os membros inferiores, que é um avanço que muitos nadadores buscam. Esse desenvolvimento acontece devido a uma sobrecarga nesta parte do corpo.
  • Garantem o alinhamento horizontal na água, o que também evita que as pernas fiquem muito afundadas.
  • Melhoram a resistência cardiovascular: o uso das nadadeiras ajuda no condicionamento físico, com aumento do consumo de oxigênio.
  • Trazem benefício para as braçadas: o pé de pato também ajuda a desenvolver o movimento do braço. Assim que o praticante se adapta ao equipamento e consegue ganhar mais propulsão, isso o libera para se concentrar no trabalho dos braços, na recuperação deles e no movimentos giratórios do ombros, sem ter que fazer tantos batimentos de perna.

Tem bastante coisa boa, não é? Por isso, praticamente todo mundo que está envolvido nesse mundo das piscinas tem vontade de ao menos experimentar como é nadar usando os pés de pato. Mas existem indicações e alguns cuidados, que a gente conta agora.

Para quem é indicado usar nadadeiras para natação?

Iniciante, praticante, profissional: para todos eles, a nadadeira é útil! Duvida? Eu vou te explicar!

Para quem está começando, a flutuabilidade que ela possibilita ajuda na execução de exercícios e movimentos. Mas atenção: não se pode fazer todos os treinos com ela, senão você não vai saber “se virar sozinho” na água quando precisar. A nadadeira é auxiliar, não equipamento de regra.

Para quem já está há mais tempo praticando, é hora de aprimorar os movimentos com os pés de pato. Mas segue a mesma indicação anterior: não se pode exagerar no uso deles.

Para garantir uma série segura, a ajuda de um profissional para orientar seus treinos é mais que bem vinda: é fundamental.

Como escolher a melhor nadadeira para natação?

Foto dos pares da Nadadeira Natação LeaderSe você já decidiu incluir este equipamento em seus treinos, preste atenção na hora da escolha! É preciso ficar de olho nos tamanhos quando for optar pela melhor nadadeira de natação. Até porque, quanto maior for o pé de pato, mais ele vai exigir do seu corpo. Para os iniciantes, a dica é apostar nos modelos menores, para que seu corpo tenha a primeira experiência com esse equipamento sem que haja tanto impacto.

É muito comum ter dúvida sobre como identificar se usa nadadeiras P, M ou G. Para isso, é importante ver a numeração de calçado que você usa no dia-a-dia e depois ver a tabela de tamanhos que a marca oferece.

Em alguns produtos, o tamanho G serve para quem usa de 42 a 43, mas nota que seu pé é grande e está no limite dessa numeração, vale comprar um tamanho acima. Inclusive, nós da Medinas fizemos um material especial sobre essa questão dos tamanhos no vídeo abaixo.

Mesmo no tamanho ideal, você pode considerar o uso de meias, para evitar o aparecimento de bolhas por um possível atrito. Existem modelos esportivos e mais finos, que se encaixam nessa proposta. Para colocá-las, é preciso estar dentro d’água, para evitar danos.

Outro ponto importante: dependendo das tecnologias empregadas nas nadadeiras para natação em piscina, um conjunto de músculos específico vai ser trabalhado. É legal ver a descrição delas direitinho para identificar todas as características.

Lembrando que todas elas devem ser de material flexível e com a curvatura adequada. No mercado, existem modelos de plástico e de borracha, por exemplo. A sensação que muitos nadadores relatam ao usar este acessório é de estar se deslocando de uma forma que lembra o nado de um peixe, então os componentes do acessório não podem ser rígidos. ?

Para conservar seu equipamento, não use os pés de pato de natação fora da piscina. Andar com eles pode trazer prejuízo ao material. A orientação é: tire dentro da água, e coloque quando estiver na beirada da piscina. Combinado? ?

Pernas à água, pessoal!

Agora você já sabe as principais informações para escolher o melhor pé de pato para natação, e como ele colabora para os treinos nas piscinas. A Medinas está aqui para isso: te ajudar a ter o bom desempenho, seja iniciante ou profissional!

Por isso, aproveita que já está aqui e deixe seu e-mail para receber mais informações sobre equipamentos, dicas e também, promoções exclusivas do nosso site!

Além da grande variedade de produtos, você ainda pode tirar dúvidas sobre cada acessório com a nossa equipe! A entrega é para todo o Brasil!

Bons treinos!

ver mais nadadeiras para natação

 

13 comentários em “Nadadeira para natação: saiba porque elas vão ajudar você

  1. jorge ferreira da silva Responder

    Otimo comentario,so que comprei com palas menores,sera que comprei errado sou principiante.

    obrigado

  2. Orlando Gouveia Responder

    Comprei uma nadadeira sifillis nabaijiii, pala curta e de calçar, mas ela parece muito dura, ou seja, não muito flexível. Estou tendo dificuldade de adaptar. Agora, qual a melhor: a mais dura ou a mais flexível ?? Sou principiante, um pouco mais de um ano praticando.

    • boris medina Responder

      A nadadeira de natação precisa ter um pouco de flexibilidade na pala, porem como você é iniciante esse modelo que você tem vai te ajudar. Talvez falte um pouco de costume em usar o equipamento. Qual está sendo o problema?

  3. William Fialho Pires da Silva Responder

    Tenho problema no joelho esquerdo acidente de moto, tenho parafusos e enxerto de cartilagem, consigo caminhar normalmente, mais não posso mais correr, a pergunta é, mesmo com problemas no joelho eu consigo usar nadadeira? a força ao nadar com nadadeira é mais na coxa ou no tornozelo? ou afeta o joelho também? Desde já agradeço a atenção.

    • medinas Responder

      William, Nesse caso você precisa pedir orientação para o seu médico. Infelizmente não conseguimos te ajudar. O que eu posso dizer que depende de como está a sua técnica do nado. O movimento correto é que toda a perna reta faça o movimento.

  4. Antônio Gomes da Silva Responder

    Para o nado peito ,a pernada ou coice é dado em diagonal. Usando pé de pato neste movimento ,num compromete o joelho ? Obrigado

    • medinas Responder

      Eu acredito que não. É interessante consultar um especialista em joelhos para essa informação. Você pode fazer a pernada do borboleta nesse exercício.

  5. Paulo Quintairos Responder

    Ótimo artigo. Estou voltando aos treinos de natação após 35 anos. Comecei a usar as nadadeira, coisa que não se fazia no passado. De fato a correção postural é muito boa.

  6. Ana Maria Ribeiro Responder

    Ana Maria Ribeiro. Eu uso pé de pato já uns 10 anos ,nando muito com ele e tirando o meu segundo pé não consigo nadar 🏊 tão rápido quanto. Tem algum problema?

    • medinas Responder

      Não tem problema. Isso irá acontecer. Você não terá a mesma velocidade ao tirar o pé de pato. Por causa das palas, o pé de pato vai te oferecer muito mais propulsão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.