Como escolher um óculos de natação

Vai começar suas aulas de natação e não sabe como escolher os melhores óculos de natação para você? Está em busca de uma atualização do seu acessório ou procura por algo mais específico para a prática dessa atividade?

Seja qual for a sua dificuldade, neste conteúdo preparado pela Medinas, vamos ajudá-lo a acabar com ela.

Óculos de Natação

Os óculos de natação são acessórios que têm como objetivo proteger seus olhos de objetos nocivos, além de ajudarem a enxergar melhor debaixo d’água.

Em geral, eles são compostos por duas lentes, unidas por uma narigueira e uma tira que serve para prendê-los na cabeça.

Quais são as peças dos óculos de natação?

Para que você, iniciante ou profissional, possa entender as diferenças entre os modelos existentes, vamos detalhar todas as peças deste acessório.

Do que são feitas as lentes dos óculos de natação?

A lente é a principal parte desse acessório. Suas cores e formatos fazem toda a diferença para cada tipo de atividade que você possa desempenhar. A maioria das lentes é formada por policarbonato, um material sintético extremamente resistente, sendo quase impossível quebrá-lo em uso diário.

Os formatos e cores de lentes podem ser explicados depois, no entanto, é possível afirmar que nas lentes, também são incluídas a película antiembaçante (principalmente para quem treina e compete) e a proteção contra os raios solares.

O que fazem as ventosa dos óculos de natação?

Na ventosa dos óculos de natação é colada a lente, e é ela que entra em contato com sua cavidade ocular, além de ser a responsável pela vedação no seu rosto.

Esta parte do acessório pode ser produzida por materiais como borracha, EVA ou silicone, e o tamanho pode variar. Lembre-se de prestar muita atenção neste quesito, pois seus detalhes são importantes na escolha dos óculos de natação correto para seu perfil de atleta nesta modalidade.

Para que servem as tiras dos óculos de natação?

As tiras dos óculos de natação são produzidas em silicone, já que este é um material que estica bem, é confortável e tem excelente durabilidade contra o cloro e água quente das piscinas.

Pode ser que o modelo das tiras mude de óculos para óculos, no entanto, você precisa saber que há dois tipos delas: as tiras simples e duplas. Como o próprio nome diz, a simples é composta por apenas uma tira e a dupla, tem duas tiras para prender os óculos na cabeça.

Como funcionam as presilhas dos óculos de natação?

Sabe quando você precisa regular o tamanho da tira dos óculos de natação? É neste momento que entram em ação as presilhas! Elas são produzidas em material acrílico e variam conforme o modelo escolhido. Há também alguns óculos que não possuem as presilhas e nestes casos, nas pontas das armações há um sistema com travas e botões que facilitam o ajuste.

A maioria dos modelos utiliza a opção de duas presilhas, sendo uma de cada lado, ou então uma presilha simples, que fica atrás da cabeça. Você, nadador, pode testar e identificar qual fica melhor para você.

Como usar as narigueiras dos óculos de natação?

Esta é a peça que faz a ligação entre as lentes. Ela também pode ser chamada de narizeira, e é feita de acrílico. No mercado, você poderá encontrá-la em vários formatos e modelos, mas temos outra dica que você precisa saber: há dois tipos de narigueiras: ajustável e regulável.

No modelo de óculos com a narigueira ajustável, há vários tamanhos que podem ser substituídos de acordo com o que se adaptar melhor ao seu rosto. Neste caso, se porventura a narigueira quebrar, o benefício é que você pode tentar utilizar outro tamanho e continuar aproveitando seu acessório.

Os óculos com narigueira regulável permite que o usuário regule o seu tamanho na própria armação da lente. Ela possui pequenas travas que podem ser puxadas ou empurradas para prender na armação dos óculos.

É importante saber ainda, que os modelos com armações inteiriças em silicone não possuem narigueira. Nestes casos, a armação faz com que eles sejam mais duráveis neste quesito e mais práticos também, no entanto, esta característica pode comprometer o ajuste ideal dos óculos de natação ao seu rosto.

Quais os benefícios dos óculos de natação com película antiembaçante?

Você sabia que as lentes embaçam porque o vapor da água gruda na superfície delas? Isso dificulta a visão de quem está na piscina. Por isso, é importante ter um óculos de natação antiembaçante ajuda o nadador, principalmente quem já está com treinos mais avançados.

Esse modelo tem uma fina película colocada pela fábrica na parte interna das lentes, criando uma camada que impossibilita que elas fiquem embaçadas.Essa é só uma das tecnologias presentes nos melhores óculos de natação. Existem várias que ajudam no desenvolvimento de quem está praticando natação.

Quando utilizar os óculos de natação?

No Brasil, o tratamento de água de muitas piscinas é feito por meio de cloro e produtos químicos. No entanto, esses produtos podem causar irritação (coceira ou dor) aos seus olhos durante o treinamento e, provavelmente, você não conseguirá enxergar corretamente embaixo d’água.

Isso pode te atrapalhar bastante na execução dos exercícios, e se o seu objetivo é ter um treino tranquilo, esta é uma das principais razões para que você não esqueça de colocar os óculos no seu kit de natação. Isso vale para todos os níveis de treino!

Qual a forma correta de usar os óculos de natação?

Não pense que usar corretamente os óculos de natação se limita a colocá-lo na cabeça. Ao utilizá-lo, é preciso verificar qual é a posição correta para que ele se mantenha bem fixado em sua cabeça.

Primeiro, é necessário ajustá-lo nos olhos, até ele dar uma pequena sucção. Em seguida, é preciso puxar a tira simples para trás, para que ela se acomode ao osso que temos na parte traseira da cabeça.

No caso de óculos com tiras duplas, você deve colocar a tira inferior embaixo do osso que temos na parte traseira da cabeça, e depois, a tira superior. As pessoas com o cabelo comprido devem deixar o coque entre as duas tiras para melhor fixação.

Mesmo assim, na hora de usar óculos de natação, podem surgir algumas dúvidas. Por isso, nós da Medinas temos algumas dicas para facilitar:

  • Não coloque as tiras por cima das orelhas: isso pode atrapalhar a vedação e fixação;
  • Não existe regra sobre colocar os óculos por baixo ou por cima da touca de natação durante os treinos;
  • Para competidores, os óculos embaixo da touca de natação podem ficar mais fixos durante a prova, além de ajudarem na redução do “arrasto” com a água.

Conheça os tipos de lentes de natação

Há várias cores de lentes de óculos de natação disponíveis no mercado. Cada uma tem alguma característica que pode influenciar no seu nado. Veja os detalhes de cada opção:

Transparentes

As lentes de natação transparentes ou “cristais”, como algumas marcas costumam chamar, devem ser usadas em ambientes sem iluminação, onde há necessidade de enxergar com clareza.

Cores claras

As lentes de natação com cores claras como azul, rosa, laranja, roxo e verde, são próprias para ambientes com pouca iluminação, como por exemplo, lugares com poucos postes de iluminação e durante a noite.

Fumê

As lentes de natação fumê são indicadas para lugares abertos com incidência do sol ou então, para academias de natação que contam com abundante iluminação.

Como a lente é escura, não permite a entrada de muita luz dentro dos óculos de natação. Eles são bons para quem treina em áreas abertas.

Espelhadas

Os óculos de natação espelhados são usados com o objetivo de repelir a luz solar pelas lentes, oferecendo uma visão limpa durante o nado. A recomendação é de que essa opção seja para quem for realizar atividades ao ar livre, como em piscinas, rios e mares.

Além disso, nadadores do estilo de nado costas devem usar esse tipo de lente quando forem nadar em piscinas abertas e durante o dia, já que, sem esse tipo de lente, a luz do sol pode atrapalhar o seu desempenho na prova.

Polarizadas

Essa é a melhor opção para nadadores de maratonas aquáticas, provas de triathlon, travessias ou treinos em rios, mares, lagos e outros. Os óculos de natação com lentes polarizadas oferecem a proteção ideal contra os raios solares, tanto aos UVA quanto UVB.

Quer saber a diferença entre as lentes polarizadas e espelhadas? As lentes polarizadas evitam a entrada do reflexo do sol em superfícies planas, enquanto as lentes espelhadas não têm essa proteção, elas funcionam somente como refletoras da luz solar direta.

Saiba mais sobre formatos das lentes para óculos de natação

Há três tipos de formatos de lentes de óculos de natação. Cada um deles agrega características à visão durante seu nado e, fazer uma boa escolha do formato da lente pode mudar sua experiência.

Focal

As lentes focais de natação são lentes voltadas para a visão frontal e optando por este formato, é preciso saber que a visão lateral pode ser prejudicada. Esse tipo de lente é recomendado para nadadores de velocidade e provas curtas, onde é necessário apenas visualizar a frente e manter o ritmo.

Ampla

A lente de natação ampla fornece uma visão lateral mais extensa e dessa maneira, fica mais fácil ver os movimentos de outros atletas e competidores ao seu lado.

Periférica

Atletas de maratonas aquáticas, triathlon, águas abertas, travessias e outras atividades relacionadas, devem optar pelo tipo de lente periférica na hora de escolher os óculos de natação. Com elas, é possível ter uma visão de 180 graus, facilitando o momento de observar os competidores e também, outras ameaças que podem aparecer durante essas práticas.

No que o tamanho das ventosas dos óculos de natação interferem?

Há três importantes características que você precisa saber a respeito do formato das ventosas dos óculos de natação, já que elas podem ter total influência no uso do seu equipamento: conforto, que é essencial para qualquer nadador; vedação; e o “arrasto”, que é o atrito (ou força) contrário dos óculos com a água.

Quando há grandes velocidades, a força contrária da água pode tirar os óculos de natação do seu encaixe. Preste bem atenção:

Pequeno

As ventosas com o tamanho pequeno oferecem um conforto inferior, e podem causar marcas ao redor dos olhos e até mesmo algumas dores, que talvez desapareçam conforme o costume de utilizar. Como ponto positivo, vale ressaltar que a vedação é perfeita e também há menor “arrasto” possível. Ótimas para profissionais.

Médio

A ventosa de tamanho médio oferece conforto, vedação e um “arrasto” mediano.

Grande

A ventosa de tamanho grande fornece excelente conforto, vedação e um grande “arrasto”.

Máscara

Esse tamanho de ventosa é habitual em atividades de recreação ou hidroginástica, pois o grande “arrasto” que os óculos de natação vão ocasionar durante o nado, pode dificultar a fixação dele na cabeça. O conforto e vedação desse modelo são incríveis, mas esse tipo pode atrapalhar os treinos de natação.

Quais são os tipos de óculos de natação?

Já vimos muitas informações sobre as partes dos óculos de natação e agora, vamos ao que interessa! A seguir, você poderá conferir as diferenças técnicas entre os tipos de óculos de natação existentes, e vai saber um pouco mais sobre cada característica e funcionalidade:

Quais são as características dos óculos de natação para lazer ou iniciante

Os modelos de óculos de natação para iniciantes podem ser encontrados por um preço mais acessível, já que não possuem proteção contra raios UV, nem película antiembaçante. Geralmente a ventosa não é de silicone e no lugar, é utilizado outro material em sua composição, como por exemplo, borracha (látex) ou EVA, que são menos resistentes ao cloro e não dão a vedação correta.

Outros detalhes dos modelos para iniciantes são a tira simples e as narigueiras reguláveis. Esse tipo é indicado para quem procura por preço baixo, por isso, é bacana comparar as características e as marcas para indicar quais os melhores óculos de natação para você que está começando.

Como são os óculos de natação para treinamento?

Lentes com proteção contra raios UV, película antiembaçante e ventosa em silicone. Essas são algumas das características disponibilizadas nestes óculos de natação para treinamento, que já oferecem um maior conforto, vedação e também durabilidade.

Muitos óculos de natação disponíveis no mercado são voltados para a categoria de treinamento, e por isso, há vários tipos de formatos de ventosa, cores de lentes, formato de tiras, presilhas e narigueiras.

Essa opção é ideal para quem busca conforto, durabilidade e usabilidade, e te preparam para escolher os primeiros óculos de natação para competir.

Quais são os óculos de natação para competições?

Todas as características mencionadas na opção para treinamento fazem parte da composição deste material, no entanto, a diferença desse tipo para os de treinamento é a ventosa de tamanho pequeno. Ela precisa ser mínima, para que a espessura dos óculos de natação seja pequena, proporcionando assim, um menor “arrasto” com a água, fazendo com que o competidor seja mais veloz.

Outro detalhe interessante que este equipamento para natação profissional oferece é a segurança em altas velocidades, pois, como apresenta menor “arrasto”, há mais fixação dos óculos no rosto, impossibilitando que eles caiam durante o mergulho.

Este modelo é indicado para quem busca por óculos de natação profissional para competições, que proporcionem mais velocidade e segurança.

Como escolher óculos de natação para maratonas, triathlon e travessias

Nesta categoria, repetimos as características dos modelos de treinamento, no entanto, nos óculos de natação para águas abertas, como para Maratonas, Triathlon e Travessias, podemos destacar a visão periférica, que serve para que o praticante veja o que acontece a sua volta.

No caso de águas abertas, é preciso saber onde estão as boias, pontos de apoio, e dependendo do modelo, também há o uso da lente polarizada, que serve para que o atleta tenha uma visão clara e perfeita contra a luz solar refletida.

O que são as máscara de mergulho?

A categoria Máscara de Mergulho não se caracteriza como óculos de natação, já que, além de cobrir os olhos, ela também tampa o nariz. É um acessório grande e espaçoso, que para natação e velocidades altas não é indicado.

Neste caso, recomendamos seu uso apenas para mergulhos ou recreação.

Dicas para escolher o melhor modelo de óculos de natação

Agora que você já sabe tudo sobre os componentes e tipos de óculos de natação, vamos conferir algumas dicas para escolher o melhor modelo:

Na loja física

  1. Sabendo qual é seu perfil de nadador (iniciante, amador, profissional ou em busca de lazer) procure testar os óculos de natação sem a tira em volta da cabeça. Apenas colocando a ventosa em contato com seu rosto.
  2. Para escolher o modelo de óculos de natação que não entre água durante seu exercício, fique atento quando testá-lo: procure aquele que dê uma certa pressão (sucção). Ele não precisa ficar muito tempo preso no rosto, bastam alguns segundos.
  3. Não compre óculos de natação pelo preço. Conforme explicamos, cada tipo de óculos dispõe de tecnologias, cores de lentes e detalhes que podem encarecer o valor, porém, permitem que você possa nadar com mais tranquilidade e conforto.

Na internet

  1. Saiba qual o tipo de nadador você é no momento (iniciante, amador, profissional, ou se está em busca de lazer).
  2. Procure por lojas virtuais que oferecem um “Menu” onde você possa navegar pelas categorias de óculos de natação existentes. Exemplos: Óculos de Treinamento, Óculos de Competição e outros.
  3. Utilize os filtros da categoria para reduzir o número de opções a partir da cor das lentes, marcas e preço.
  4. Saiba que, quanto maior a ventosa, mais os óculos serão confortáveis e maior será a vedação. Lembre-se: os óculos de natação para competição funcionam de uma maneira diferente, conforme explicamos anteriormente.
  5. Leia as avaliações que outros nadadores deixaram sobre os óculos de natação.
  6. Confira na seção de óculos de natação quais são os “Mais Vendidos”. Você pode encontrar por lá, alguns modelos interessantes que outros nadadores adquiriram.
  7. Para mais informações ou até mesmo para esclarecer alguma dúvida, entre em contato com a loja virtual pelo chat ou WhatsApp.

Óculos de natação infantil: como escolher?

Para escolher um modelo de óculos de natação infantil, é preciso seguir as mesmas dicas anteriores, com uma observação: esteja atento! Crianças acima de sete anos já usam óculos de natação adulto. Os modelos de várias marcas existentes são pequenos e as tiras são curtas para uma criança nessa faixa etária.

Conheça as melhores marcas de óculos de natação

Óculos de natação Speedo

Óculos de natação Arena

Óculos de natação Michael Phelps

Óculos de natação Aqua Sphere

Óculos de natação Hammerhead

Confira as indicações da Medinas!

A seguir, você pode conferir as recomendações de óculos de natação para cada perfil de nadador. São sugestões da Medinas, com ofertas incríveis. Veja só:

Iniciante

Treinamento

Competição

Águas Abertas e Triathlon

Como cuidar dos óculos de natação?

Especialistas dizem que é preciso trocar os esse equipamento a cada seis meses. O principal motivo dessa troca é a perda da película característica dos óculos de natação anti embaçantes, que com o tempo vai se desgastando devido ao uso.

Para que os óculos de natação tenham durabilidade estendida, é preciso ter alguns cuidados. Confira:

  • Após o uso, é necessário enxaguar o acessório em água corrente e fria;
  • Deixar secar em local com temperatura ambiente;
  • Não guardar ou colocar diretamente na luz do sol;
  • Não esfregar ou arranhar a parte interna das lentes;
  • Utilizar um estojo para guardar os óculos.

Problemas com óculos de natação: o que você pode fazer?

Quando adquirimos um produto, podemos ter alguns problemas ou dúvidas a respeito dele. Com os óculos de natação, não é diferente.

Nesse tópico, vamos responder e atualizar as principais dúvidas sobre óculos de natação dos nossos clientes.

Tira quebrada

As tiras podem quebrar por desgaste, mau uso ou falta de cuidados, mas saiba que é possível comprar tiras substitutas em lojas especializadas em natação.

No entanto, antes de buscar por essa peça, preste bem atenção no modelo de óculos e veja se ele é adaptável para uma nova tira. Observe também se ele possui a presilha que prende as tiras.

Clique aqui para ver as tiras de óculos

Narigueira quebrada

A narigueira de óculos de natação também pode quebrar. Geralmente, eles já vêm com narigueiras sobressalentes na embalagem, por isso, guarde-as para quando precisar de uma nova.

Vale lembrar que é difícil encontrar essa peça para venda, e por isso, algumas pessoas acabam prendendo as lentes com um fio dental e um pedaço de canudinho. Veja a seguir o vídeo demonstrado este processo:

Presilha quebrada

Como já dissemos, a presilha é uma parte dos óculos de natação necessária para o ajuste do tamanho da tira e também para a fixação do acessório na cabeça.

Essa peça é feita de plástico e pode, muitas vezes, quebrar ou então, se perder. Fique atento, pois também é difícil encontrar este item à venda.

Óculos de natação embaçando

Há três motivos que deixam os óculos de natação embaçando. O primeiro deles é o desgaste da película antiembaçante. Neste caso, há duas opções: comprar um novo acessório ou adquirir um líquido antiembaçante, que pode aumentar a vida útil dos seus óculos.

O segundo problema pode ser o deslocamento da ventosa da armação e neste caso, você deve tentar arrumá-la para que não entre água durante o nado.

Já o terceiro pode explicar um erro no ato da sua opção: talvez os óculos escolhidos não sejam os ideais para o seu rosto. Sendo assim, a aquisição de novos óculos de natação com características diferentes (e relacionadas ao seu perfil, conforme mostramos durante o texto) é a melhor opção.

Está pronto para escolher os óculos de natação adequados para você?

A escolha do modelo ideal deste equipamento de natação profissional e amador deve ser feita com muita atenção. Neste artigo, buscamos as melhores informações para que você possa fazer a melhor compra de óculos de natação.

Se você já fez sua escolha, agora é só aproveitar os benefícios da natação.

Se você ainda está indeciso e inseguro para realizar a sua compra, ou tem alguma sugestão para nós, deixe nos comentários que responderemos o quanto antes.

Curtiu nossas informações? Então compartilhe este artigo no WhatsApp nos seus grupos e com amigos que fazem natação, para que eles também aprendam a fazer as melhores escolhas na hora de adquirir este acessório.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *