Nado crawl: dicas práticas para melhorar a performance

O nado crawl é um dos estilos mais ensinados nas aulas de natação, e também um dos mais praticados por atletas amadores e profissionais. Além de trabalhar uma grande quantidade de músculos, ele permite ao nadador velocidade, mesmo não tendo movimentos de grande complexidade. Até por isso, é o estilo mais usado em provas de nado livre.

Nadadores de todos os níveis precisam conhecer certinho os movimentos do nado crawl. Afinal, na maioria das academias e escolas de esportes aquáticos, ele é o pontapé inicial já nas primeiras semanas de aula – inclusive, para as crianças. Por isso, nós separamos as informações que você precisa conhecer para cair na água preparado e conseguir se dar bem com as técnicas. Vamos lá!

Fundamentos do nado crawl

Vamos começar falando da história do nado crawl. O estilo começou a ser praticado em 1893, na Austrália, e tem como base a entrada alternada dos braços na água. Ou seja, quando o nadador eleva um dos braços para fora do nível da água, o outro é “mergulhado”, de forma a dar a propulsão que ele precisa para ganhar velocidade. Ao mesmo tempo, o praticante também faz movimentos alternados com as pernas. Dá para comparar com uma tesoura: enquanto uma sobe, a outra desce, batendo os pés mesmo. Mas atenção: os pés não saem da água!

Durante todo esse trabalho na piscina, o atleta mantém o corpo na horizontal. No nado livre, o rosto fica dentro d’água, direcionado para o fundo, e sai durante as viradas para as respirações, girando a cabeça para o lado.

Em relação a essas respirações, cada pessoa tem sua preferência no estilo crawl: algumas respiram depois de duas braçadas, outras a cada três. Cabe ao nadador optar pelo que vai garantir mais segurança e facilidade nos treinos.

São muitos movimentos ao mesmo tempo? Que nada! Com o passar do tempo e dos treinamentos, você vai conseguindo ter sincronia entre os movimentos dos braços, pernas e do rosto. Aí, é só aprimorar e curtir todos os pontos positivos deste tipo de nado, que a gente vai te contar na sequência.

Quais as qualidades do nado crawl?

Segundo estudos científicos, o crawl é o mais eficiente entre os estilos de nado. Na natação, isso quer dizer que ele permite que o nadador atravesse uma maior distância em menos tempo. Olha só alguns dos aspectos que tornam ele tão popular entre os nadadores:

  • Velocidade: na comparação com os estilo borboleta, peito ou costas, por exemplo, o crawl permite ao atleta que ele alcance mais velocidade na piscina. Na braçada do nado crawl, o nadador consegue grande propulsão ao “empurrar” a água. Isso garante a aceleração no nado livre.
  • Simplicidade: ainda na comparação aos outros estilos, o nado crawl já consegue ser bem desenvolvido até mesmo por novatos no esporte. As exigências técnica dele são assimiladas em menor tempo até para quem está dando as primeiras braçadas no mundo dos esportes aquáticos.
  • Fortalecimento de diversos grupos musculares: apesar de simples, o nado crawl trabalha várias partes do corpo, como a gente já comentou no texto – braços, pernas… Inclusive, outra parte que também é exigida são os ombros, que precisam fazer a rotação necessária para que o movimento seja realizado com mais precisão.Existem até treinos específicos para garantir uma melhor desenvoltura em relação a esses movimentos, como a gente vai ver a seguir.

Aperfeiçoando os movimentos do nado crawl

Agora que você já sabe o que é o nado crawl e quais são as qualidades dele, nós vamos falar sobre algumas formas de torná-lo ainda mais eficiente e até mesmo, mais prático de ser executado.

Os professores de natação e especialistas na área já notaram que algumas técnicas podem favorecer o atleta durante a prática. Elas são simples, mas o que define a eficácia é a dedicação do atleta aos treinos.

Uma delas é fazer o nado crawl apenas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido. Ele pode ficar em uma posição mais curva. Isso aprimora o movimento de cada um deles e ajuda no conhecimento do corpo. Lembrando que uma característica do crawl é alternar os braços submersos, puxando a água para baixo e para fora, para dentro e para trás.

Outra técnica que pode favorecer você a desenvolver esse tipo de nado é fazer uma espécie de “2-2-3”. Calma, eu te explico! A ideia é dar duas braçadas com um braço (o outro fica esticado neste momento), outras duas com o outro e depois três alternadas. Ela também ajuda na coordenação e na execução correta dos movimentos.

Forçar a flexão do cotovelo também pode ser uma boa! A indicação é para que ele saia um pouco antes das mãos.

O treino de outros tipos de nado, como o costas – que chega a ser chamado de crawl invertido, também é recomendado. A atividade ajuda na coordenação do nadador, que consegue trabalhar melhor todos os estilos.

O que pode ajudar nos treinamentos do nado crawl?

Existem alguns equipamentos que podem auxiliar durante os treinos. Usar, por exemplo, um flutuador de natação nas pernas pode fazer o atleta concentrar sua atenção nas braçadas. Isso vai fazendo com que ele ganhe precisão enquanto estiver executando o movimento nas piscinas e ganhe mais potência no nado.

Outro recurso que pode ser usado são os palmares. Eles podem corrigir erros de posicionamento do cotovelo e ainda, fortalecer os ombros. Só que é preciso ficar atento se o seu corpo já está mais fortalecido, pois esse equipamento exige bastante do seu físico. Então, se estiver sentindo dores, é melhor se preparar um pouco antes de usá-lo. A técnica inadequada pode levar ao aparecimento de lesões no ombro. A Medinas tem um material especial sobre este equipamento, que pode te ajudar na escolha do palmar de natação ideal.

Hora de treinar o nado crawl!

O conhecimento e a boa prática das técnicas do nado crawl é fundamental para todo mundo que está nesse mundo prazeroso e desafiador da natação. Você pode conciliá-lo com os outros nados e assim, ir aproveitando cada vez mais o que as piscinas podem te oferecer. É só cair na água agora!

Se você quiser mais informações sobre natação, é só navegar aqui na Medinas, que está cheio de conteúdos importantes para você. Aproveite e deixe seu e-mail para receber conteúdos especiais e ainda, promoções de produtos que vão deixar esse esporte ainda mais gostoso de praticar todos os dias!

 

5 comentários em “Nado crawl: dicas práticas para melhorar a performance

  1. macedo Responder

    fui descobrir a nataçao aos 70 , um doce vício , tudo melhoro na minha vida , e essas dicas são importantes para mim. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.