Touca de natação: como escolher a sua!

As toucas de natação são itens indispensáveis para qualquer nadador. Não importa se é homem ou mulher, iniciante ou experiente, adulto ou criança: todos que praticam natação precisam deste acessório. Por isso, as características de cada tipo e a forma de uso são um conhecimento importante para quem quer começar nos esportes aquáticos, como você vai aprender neste texto.

No dia-a-dia, quando temos a oportunidade de entrar na piscina por lazer, não nos preocupamos se, por exemplo, o cabelo molhado acaba caindo sobre o seu rosto. Mas na hora de nadar para valer, isso influencia muito, e por isso as toucas de natação têm papel fundamental.

Nós separamos os principais materiais, tipos e características deste item, que precisa estar no seu kit de acessórios para cair na água. Assim, você não vai ter dúvidas na hora da escolha da melhor touca de natação. Preparado? Então, vamos lá!

Função das toucas de natação

As toucas de natação tem duas funções primordiais: a questão da higiene e a garantia do seu desempenho. Não entendeu? Calma que a gente explica!

Primeiro, vamos abordar a higiene. Quando a gente trata disso, estamos falando da higiene sua e de todos que usam a piscina do clube ou prédio onde vão ser os treinos. É que ela evita que os fios de cabelo que acabam se desprendendo da sua cabeça fiquem espalhados pela água e com isso, fiquem acumulados na piscina. Sem contar que ela protege também da ação do cloro (principalmente as feitas de silicone).

Sobre o desempenho do nadador, é fundamental destacar os benefícios de usar a touca de natação. Ela evita que os fios desçam para o rosto e incomodem quem está focado em atravessar a raia, entrando no olho ou no nariz.

Esses benefícios são comuns a todas as toucas, porém dependendo do material, elas têm características específicas, como a gente vai conhecer agora.

Tipos das toucas de natação

No mercado, existem vários modelos e marcas deste acessório de natação. Para quem é iniciante ou ainda se preparando para começar a nadar, é preciso se familiarizar com os benefícios que cada uma delas oferece.

A gente fez uma lista com alguns dos principais materiais usados na fabricação das toucas para diferenciar quais as características deles, mostrando inclusive quais evitam que o cabelo fique molhado.

  • Touca de natação de helanca: essa é mais indicada para quem acaba usando a touca por exigência da academia, mas não se incomoda tanto se o cabelo ficar molhado durante os treinos. Tem boa durabilidade mesmo se exposta à água com frequência e possibilita maior conforto.
  • Touca de natação de lycra: elas também não barram completamente a água, mas são fáceis de se ajustar à cabeça e também trazem conforto. Boa para treinos e a execução de exercícios.
  • Toucas de natação de silicone: essas são as toucas de natação que não molham o cabelo. Claro que não dá para garantir 100% de proteção: uma gota ou outra vai acabar entrando. Mas esse material é o que mais garante que os fios fiquem secos e ainda, ficam firmes na cabeça. O modelo de silicone também evita o contato com o cloro.

Algumas pessoas sentem mais desconforto quando a touca de natação é mais colada à cabeça, dizendo que os cabelos acabam sendo puxados. Se você testar e esse for o seu caso, pode trocar um modelo de silicone, por exemplo, pelo de helanca ou lycra, que não fazem pressão para manter todos os fios presos.

Existem modelos que tem apenas o tamanho único, mas também existem toucas de natação tamanho grande e tamanho pequeno. Na hora de comprar, você pode olhar as indicações do produto. No mercado, também existe outros modelos como a Big, Massagem ou Premium

Há também no mercado toucas de natação para cabelos afro. Elas foram desenvolvidas para que o volume dos fios seja suportado, mesmo se eles causem algum peso a mais no material. Esse tipo de acessório é feito de silicone é indicado, por exemplo, para quem tem “dreadlocks” ou tranças Rastafári até a altura dos ombros, alinhando toda a tecnologia necessária a este público.

Para as crianças, inclusive, é sempre bom ficar atento ao tamanho deste item, como a gente vai ver a seguir. Elas crescem rápido, e o que era uma touca de natação tamanho grande até algum tempo, pode já estar ficando apertado!

Toucas de natação infantis

Para quem tem filhos, sobrinhos ou alguma criança na família, sabe: crianças crescem bem rápido. Uma piscada e eles já estão mudando o tamanho de roupa, de sapato… E de equipamento de nado também! Por isso, é sempre bom ficar de olho nas toucas de natação infantis, para ver quando é preciso mudar.

Fica o recado: quando estão completando 7 anos, tanto os meninos quanto as meninas já começam a usar toucas do tamanho adulto, não importa o material usado na fabricação delas.

As toucas de natação infantis de helanca são indicadas nesta fase. Além de fáceis de colocar, outras qualidades dela são o conforto e também a segurança em relação à contenção dos fios.

Para os mini-nadadores que não abrem mão do estilo, existem toucas de natação divertidas, com desenhos de personagens ou mesmo caricaturas que costumam atrair a criançada. Muitas delas são feitas de silicone, material que também é bastante indicado por sua resistência e firmeza, como falamos anteriormente.

Resumindo: quando o assunto é touca de natação para crianças, a escolha deve ser criteriosa assim como a que é feita para os adultos – talvez até mais. Afinal, elas merecem, né?

A piscina te espera!

Já sabe agora qual a touca de natação adequada para o seu perfil? A gente quer ver você nadando agora!

Veja as opções que a Medinas oferece e selecione aquelas que mais vão ajudar na sua rotina

No nosso site você pode encontrar várias formas de pagamento, promoções, descontos especiais e ainda, tirar dúvidas sobre os produtos. A entrega é para todo o Brasil, e estamos sempre à disposição para informarmos em que pé está o transporte da sua encomenda.

Clique no botão abaixo e conheça mais sobre as nossas toucas para natação. Para receber mais dicas sobre o mundo da natação e também descontos exclusivos, deixe seu e-mail com a gente!

ver mais toucas de natação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *