5 razões para você trocar os óculos de natação

oculos e protetor de ouvidos

“Será que meus óculos de natação estão ficando velhos ou será que não são os certos para mim?” Olha… Essa é uma pergunta que nadadores acabam se fazendo, principalmente quando começam a surgir os primeiros sinais de desgaste no equipamento. Aí vem outra pergunta: está na hora de trocar os óculos de natação?

As dúvidas têm fundamento: se por algum motivo esse acessório está causando algum incômodo, tem alguma parte solta ou está atrapalhando ao invés de ajudar, tem algo errado!

Nesse artigo, nós separamos cinco pontos que você deve levar em consideração se estiver pensando na troca do óculos de natação. Afinal, não dá para ficar esperando muito: esse equipamento é fundamental para garantir a sua visibilidade dentro d’água e para permitir o desenvolvimento perfeito dos movimentos. Então, vamos lá!

1 – Óculos de natação estão embaçando

menino nadando com prancha

Com o passar do tempo, é natural perceber os óculos de natação embaçando durante o nado. Isso é comum e a causa é o desgaste natural que o uso contínuo ocasiona.

O tempo para os primeiros sinais aparecerem não é o mesmo para todos os modelos. Esse intervalo pode ser maior ou menor, de acordo com vários fatores: o material de que os são compostos e também as tecnologias que foram empregadas no desenvolvimento do equipamento.

oculos de natação rosa

Os óculos de natação antiembaçantes são aqueles que possuem uma tecnologia antifog. É uma espécie de tratamento, que forma uma camada que impede a formação daquela “neblina” nas lentes.

Mas com o uso e o atrito, essa película vai tendo perdas naturalmente – mesmo se o nadador tiver os cuidados indicados.

Nesse caso, é possível usar um líquido que ajuda a manter a visibilidade. Porém os óculos de natação antiembaçantes são mais práticos aos nadadores. Afinal, não vai ser necessária essa tarefa de aplicar o produto com frequência.

O interessante é que essa tecnologia antiembaçante já está presente em modelos com várias faixas de preço, então isso não indica que vai ser preciso gastar muito mais para ter esse benefício dentro do seu kit de natação.

Se você nunca teve óculos com antifog, fica essa dica para natação: aposte nele! Vale a pena investir na troca, já que esse modelo facilita bastante a rotina do nadador.

2 – Óculos de natação não estão protegendo da luz

nadadora

Essa questão não tem a ver com um defeito ou desgaste do equipamento, e sim com uma escolha errada. Isso porque a troca dos óculos de natação vai ser necessária para uma adaptação quando há uma mudança de ambiente de treino.

Vamos a um exemplo. Você treina em uma escola de natação da cidade, que tem piscina coberta. Só que aí, decide mudar de ambiente: começa a aproveitar mais as piscinas do seu prédio e do clube, que te oferecem algumas facilidades de localização, ou de custos mesmo. Mas nos dois últimos casos, as piscinas são abertas. Conclusão: é hora de novos óculos de natação.

óculos de natação com narigueira

Não tem conversa: nessa hora, não dá para ficar tentando dar um “jeitinho”. Isso porque o nadador vai passar de um ambiente de luz controlada para um de grande exposição aos raios solares. Por isso, é preciso identificar quais os melhores óculos de natação para essa troca, evitando atrapalhar seus treinos de natação.

Em ambientes como menos luminosidade, é aconselhável usar óculos de natação com lentes transparentes. Também dá para optar pelos óculos de natação com lentes coloridas.

Para quem vai enfrentar o sol, os óculos de natação espelhados são indicados. Também tem os modelos com lentes de natação fumê. Para águas abertas, os óculos de natação com lentes polarizadas são indicados para essa troca, segundo os treinadores.

3 – Óculos de natação não estão fixando bem

nado livre

Você usa os óculos de natação uma, duas, três vezes por semana… Sempre aumentando o ritmo. Até que começa a perceber que eles não estão “colando” tanto ao seu rosto, e a chance de entrar água nos olhos aumenta.

Bom, essa é a hora de se mexer! Pois com o desgaste, não há muitas formas de consertar.

Naturalmente, o enfraquecimento das peças acontece, mesmo nos melhores produtos. As ventosas dos óculos de natação – que podem ser feitas de borracha, por exemplo – não conseguem mais manter o contato com a pele, as presilhas podem acabar rompendo. São efeitos naturais do tempo.

Nesses casos, o indicado mesmo é a troca. Tentar fazer alguns consertos pode até ser válido, mas muitas vezes, eles são temporários e podem trazer reflexos negativos para o nadador.

4 – Óculos de natação para crianças mudam rápido!

menina usando óculos de natação

Se você acompanha as nossas publicações, deve já ter visto em algum artigo o quanto é importante os pais ficarem atentos nos óculos de natação infantis.

Além de ter características específicas para fazer com que as crianças se sintam confortáveis dentro d’água, eles precisam estar em boas condições para não atrapalhar a prática delas.

Sempre é bom ficar atento ao tamanho das tiras dos óculos de natação. Se o seu filho começar a reclamar de que elas estão apertadas, mesmo com os ajustes possíveis com as presilhas, não deixe de conferir se ele não tem que deixar os óculos de natação infantis de lado e passar para modelos voltados a adultos.

Lembrando que normalmente, essa transição já começa aos 7 anos de idade.

5 – Óculos de natação estão ganhando mais tecnologias

óculos de natação com lentes escuras

É só prestar atenção em quantas vezes você já trocou de celular ou de aparelhos eletrônicos nos últimos tempos: conforme vão surgindo novidades, vão se atualizando os equipamentos. É assim também com os óculos de natação!

As marcas estão sempre inovando e com isso, surgem novas tecnologias dos óculos de natação que contribuem com a vida do nadador – não só para os que estão participando de competições, mas também para os amadores.

Eu separei alguns exemplos para você, como as lentes de natação com proteção ultravioleta. Elas ajudam a proteger os olhos nos ambientes externos. Já a tecnologia Exo-Core foi desenvolvida combinando materiais na fabricação, com o objetivo de permitir mais conforto e estabilidade. Tem também a Swin Mask, que são óculos maiores, que vem ganhando adeptos nos treinos por causa da boa adaptação ao rosto.

A lista é longa e o nadador pode ser beneficiado por todas essas inovações. Com elas, dá para eliminar algumas dificuldades ou problemas enfrentados em todos os treinos.

É só parar e analisar: se tem algo te impedindo de ter um melhor desempenho, você pode usar uma delas para sanar essas dificuldades.

Não dá para esperar!

menino treinando natação

Caso tenha se visto em algumas dessas situações, chegou a hora de encontrar os melhores óculos de natação e fazer a troca para não ter problemas na piscina.

Inclusive, nós preparamos um guia completo para você saber como escolher um óculos de natação e consiga entender qual é aquele que mais se adequa ao seu dia a dia e rotina de treinos.

Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente, falando diretamente com nossa equipe no site da Medinas, ou mesmo pelas redes sociais. Não deixe de conferir a nossa variedade de óculos de natação disponíveis, para vários bolsos e estilos! Tem muita coisa legal!

Aproveite também e deixe seu e-mail para receber todas as nossas novidades e as promoções exclusivas da Medinas!

Bons treinos!

ver mais óculos de natação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *